Close

Masmorra Cast #66 Os Três Enterros de Melquíades Estrada

Seja bem vindo a mais um Masmorra Cast!

Desta vez Angélica Hellish e Marcos Noriega trouxeram os amigos Douglas Exumador Fricke do Podtrash e  Filipe Pereira do Vortex CulturalVHS Podcast e também do Canal Brisa de Cultura para conversarem sobre o filme Os Três Enterros de Melquíades Estrada (The Three Burials of Melquiades Estrada) de 2005  que marca a estréia do ator Tommy Lee Jones  na direção, o argumento e roteiro são de Guillermo Arriaga (Amores Brutos/Amores Perros, de 2000, 21 Gramas, de 2003, e Babel, de 2006) é um filme sobre fronteiras: as reais e as imaginárias. A história se passa no oeste dos Estados Unidos, uma região cara para o cinema, explora o fato de que as fronteiras na vida são muito menos delimitadas do que pensamos. Assim, o estado do Texas e o México são muito parecidos, praticamente o mesmo lugar. Da mesma forma como a linha que separa os ricos dos pobres, os homens das mulheres, os vivos dos mortos. O fato de estar morto não impede que Melquíades Estrada (Julio Cedillo) faça uma viagem do Texas até seu vilarejo mexicano, onde sonhava ser enterrado. Aí entra mais um elemento fundamental que conclui a história do longa: a fronteira entre o sonho e o real é inexistente, basta querer.

Tommy Lee Jones (que foi premiado em Cannes por esse trabalho) é Pete Perkins, um lobo solitário que perde seu grande amigo Melquíades Estrada, sem saber como. Mesmo com o descaso da polícia local, ele acaba descobrindo que o mexicano foi morto pelo guarda Mike Norton (Barry Pepper), que guarda a fronteira e espanca os imigrantes que tentam cruzá-la. No entanto, Melquíades já foi enterrado numa vala comum, sem qualquer identificação, não permitindo que o texano cumpra a sua promessa de enterrar o corpo do amigo no México, próximo à mulher e aos filhos.

 

 

Ajude a Masmorra! Dê estrelas para a gente na ITunes, compartilhe este podcast nas redes sociais e nos apadrinhe no Padrim ou no Apoia-se com qualquer valor para que possamos manter nosso site!

Mencionados: O Homem Que Eu Deveria Odiar (The Deadly Companions, 1961)

A Balada de Esequiel Hernández (The Ballad of Esequiel Hernández, 2007)

A Proposta ( The Proposition, 2005)

Maria Cheia de Graça ( Mary Full Of Grace, 2004)

Paradise Lost – A Trilogia que salvou vidas.

Podcast: Trilogia do Paraíso, de Ulrich Seidl.

Podcast: Masmorra Cast Apocalipse e Distopias.

 

 

Clique na imagem acima e assista o filme legendado online no Cineclube da Masmorra

Trilha Sonora de Marco Beltrami.

svg3 min read

Angelica Hellish

Angélica Hellish é a criadora do projeto. Cinéfila, mãe, ativista pela causa LGBTQIA+ e antifascista.

Leave a reply

Archives

Categories